quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Aprender

Hoje é quinta-feira e fiquei sem postar nada na terça  e na quarta, mas não tão somente por falta de tempo, mas também porque não quero ficar fazendo desse blog um diário pessoal. O que importa a partir de hoje não sou eu mas sim minha experiência como futuro pai,

Quando somos novos sempre ouvimos (eu pelo menos ouvi muito) que tudo vem na hora certa. Claro que na nossa imaturidade e urgência de vida queremos tudo para ontem. A vontade de sair com os amigos , viajar,  ir a festas,  namorar. Quando vemos que o outro faz e nós não pudemos ou não conseguimos, bate aquela frustração tão comum e tão necessária para nosso aprendizado.

Eu lembro de não aceitar diversas coisas que minha avó (que foi quem me criou e devo a minha educação) me dizia, pois eu não tinha sabedoria para distinguir tais.

O aprendizado vem com o tempo e geralmente o tempo traz maturidade. Tem um pensamento que diz assim:  "Que DEUS me dê serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para para mudar as que posso e sabedoria para distinguir entre elas" (Reinhold Niebuhr).

O tempo vai direcionando seu caminho da mesma forma que ensina. A filosofia da não-resistência, do não-confronto, do amor, apenas conduz para um caminho: a paz.  Aprendo com o passar do tempo que não adianta eu medir forças com algo maior, pois eu vou perder. Se algo não aconteceu mesmo com todas as decisões tomadas acertadamente é porque não era para acontecer. Não estou me lamentando por nada, pelo contrário, estou agradecendo. Viver é aprender continuamente, e hoje aprendo que minha vida só tem sentido quando transmito coisas boas, quando ajudo ao próximo, quando semeio o amor. O amor hoje está dentro do ventre de minha amada esposa. Ela também me ensinou um monte de coisas. Me ensinou a ser mais responsável (ou a ser responsável pois acho que eu não era), me ensinou a não desistir e melhorar sempre, a ser mais calmo. Hoje sou um conjunto de experiências aprendidas e todas foram válidas! As boas e ruins, claro.  

Aprendi uma coisa ontem também em uma palestra do centro espírita : hipocrisia é saber que está errado, fazer as coisas erradas e querer fazer com que pensem que estamos fazendo a coisa certa. Alguma coisa em comum com muitas pessoas que conhecemos? Vemos exemplos claro disso na tv, nos jornais e até mesmo com pessoas próximas. Triste é saber que elas não aprendem e nós mesmos não aprendemos ao eleger sempre os menos indicados.

Isso tudo para dizer que o que eu quero é ensinar ao meu bebê que ele(a) deve ser respeitoso com os mais velhos, ser gentil, educado, paciente, perseverante, etc. Quero mostrar que amar ao próximo não deve ser "demodê" como diz uma música do Legião Urbana, e sim uma regra.


Aprender para evoluir sempre. Aprender que o só recebemos aquilo que damos,  e hoje a minha maior prova disso está crescendo em minha esposa.

Vamos aprender então que somos feitos de amor e é por ele que devemos viver? 

Ótima quinta-feira para todos.

Rio de Janeiro, 10 de dezembro de 2015.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. O pai amador agradece!